Pesquisar
Fale agora com um consultor.
Ligue: 0800 602 4488

Melhores práticas em prompts com Adobe Firefly

O Adobe Firefly é a nova família de modelos de IA generativa da Adobe, potencializando maneiras de sonhar, criar e se comunicar aos gerar imagens e efeitos de texto. Saber como usar o Firefly é o primeiro passo para experienciar todas as suas possibilidades e entender até onde ele pode criar!

Comece explorando o próprio Firefly 

Adobe Firefly oferece uma galeria de imagens geradas pela plataforma com seus respectivos prompts (que é o nome dado a instrução ou comando que você passa ao Firefly) que já pode funcionar como uma grande inspiração para você!

Sendo um ótimo espaço para começar, você pode estudar com inspirações de lindas imagens criadas, anotando palavras-chave e como a imagem foi gerada a partir do comando dado.

Tente. Mude as palavras. Gere. Aprenda.

A estrutura de um prompt de IA

A estrutura mais simples para gerar um prompt é:  Assunto + descrição/ativado + contexto + estilo = imagem 

Já no Firefly, isso traz imagens na parte de “Gerador” e, quando você migra para a parte “Texto para imagem”, você tem acesso a várias ferramentas para refinar ainda mais sua pesquisa.

Por exemplo, em:

  • Proporção” você pode determinar o formato da sua imagem pensando na destinação dela. Imagens horizontais (formato paisagem ou widescreen) são mais destinadas a web, enquanto verticais (formato retrato) são para aquelas usadas por exemplo em stories do Instagram. Por fim, imagens proporcionais (formato quadrado) podem ser usadas para circulação em posts.
  • Tipo de conteúdo” você determina se quer uma imagem tipo foto, gráfico, arte ou nenhuma das opções prévias.

Começar com essas opções no neutro gerará novas imagens em que você ainda pode explorar uma série de estilos prontos já oferecidos pelo Firefly ou criar do zero experimentando Cores e tons, diferentes Iluminações e Composições. Navegue com as setinhas < > para comparar as versões, além de poder favoritar usando o símbolo ❤ no topo superior direito da sua imagem (favoritar imagens as coloca na sua galeria de “Favoritos”, específica para o seu navegador e computador, e é a única maneira de voltar a essa imagem ou baixá-la numa data posterior).

Resumidamente, basta imaginar o que você quer ver e escrever tão claramente quanto possível. Não existem limites muito difíceis sobre quão curto ou longo um prompt tem que ser (o Firefly conta com um limite de 175 palavras). Por mais que AI generativas tendem a ficar confusas se você lhes dá muito trabalho para pensar, sempre vale experimentar! O que pode acontecer se você sobrecarregar a IA é obter resultados estranhos, mas vai que é justamente isso que você está procurando?

Com relação a como descrever o que quer ver, detalhes objetivos, descrições específicas e linguagem concreta geram resultados mais previsíveis, enquanto uma linguagem mais poética e abstrata pode trazer soluções surpreendentes. Vale misturar dependendo do que você quer alcançar. Mais do que isso, o Firefly é treinado com o Adobe Stock, então é possível dar uma olhada nas palavras-chaves usadas pelo Stock para ajudar na criação dos seus próprios prompts.

Lembre ainda de usar vírgulas para descrições separadas, que permitem adicionar mais elementos ao seu prompt e auxilia o Firefly na interpretação das suas ideias. Pense em um background ou descrição de fundo, um estilo ou contexto para enquadrar sua imagem. Uma última dica: as palavras “arte” e “fotográfico” adicionam um estilo mais fotorrealístico as suas obras.

Assim, pensando em todos os detalhes, uma descrição assim:

gera uma imagem muito mais próxima ao que você estava esperando!

Entendido como utilizar o Firefly, vale imaginar mais 10 cenários onde você ainda poderá usufruir dele, afinal, com o Firefly é possível criar tudo o que imaginar!

1 – Uma palavra-chave pode ser o começo de tudo.

Você pode começar o seu trabalho com uma única palavra e, ao adicionar novas palavras a ela, criar resultados melhores, diferentes e mais próximos aquilo que gostaria. É o caso das imagens abaixo: o prompt para a primeira imagem foi “uma garota com um balão”, enquanto para a segunda foi “hiper realismo, uma garota com um balão”. Você pode ir brincando com as palavras, adicionando novos estilos e temas para a sua imagem a fim de alcançar o melhor resultado!

2- Imagine o impossível

Às vezes, o seu time vai precisar de uma imagem que vai além da imaginação. O Firefly certamente pode te ajudar a chegar nela! Basta digitar o que quer ver, usando a Galeria ou o Adobe Stock como exemplos.

Uma girafa de cachecol roxo em uma praia lendo um livro

3 – A ordem das palavras importa

Como você ordena as informações influencia na imagem final gerada.

Bolhas de sabão que formam a imagem de um golfinho

Um golfinho formado por bolhas de sabão

4 – Use o Firefly na produção da sua marca ou projeto pessoal

Você pode usar o Firefly para produzir imagens de um storyboard ou para produzir uma imagem para uma campanha já existente ou idealizada pela sua empresa. Aqui prompts mais longos funcionam muito bem!

Produza uma cena de um detetive parado em um telhado encharcado de chuva, olhando para uma extensa paisagem urbana envolta em sombras e iluminação artificial, capturando a essência de um longa-metragem pós-apocalíptico, cinematográfico *Concept Art

Uma bela mulher com olhos castanhos fotorrealistas, com um vidro de perfume ao seu lado

5 – Localizações

O Firefly consegue entender cidades, países e planetas, então pode usá-los sempre que precisar!

Ilustração de um croissant em Paris

6 – Posters

A IA também entende datas importantes da história, então você pode combinar isso com diferentes estilos.

Pôster da década de 1920, mulher angular em vestido verde, cubista, brilhante, cinemático, retrato, art déco
*Arte *Barroco *Iluminação de estúdio *Grande angular *Cor suave *Geométrica *Pintura

7 – Design geométrico

Para design gráfico geométrico, experimente o estilo de arte “Low Poly” ou “Ilustração Vetorial”.

Acampamento e fogueira em frente à paisagem colorida do lago, linha de árvores, sol brilhante no céu, Low Poly

8 – Estilo fotográfico

O Firefly também entende a maioria dos estilos fotográficos. Tente alguns deles!

Foto polaroid de um cachorro em um parque

Foto de longa exposição de uma via cheia de carros a noite em uma cidade grande

9 – Combine Prompts

A ferramenta também permite combinar prompts para obter diversas imagens. Você pode com um mesmo prompt gerar imagens diferentes no mesmo estilo milhares de vezes, apenas mudando uma palavra.

Imagem 1: papel em camadas, um jardim japonês, um pequeno pássaro altamente detalhado em uma rua de paralelepípedos árvores.

Imagem 2: papel em camadas, um jardim japonês, um pequeno dragão altamente detalhado em uma rua de paralelepípedos árvores.

10 – Criação de interiores

Por fim, é bom saber que o Firefly é muito bom criando interiores. Explore isso também!

escritórios com cores neutras e verdes

O prompt design requer prática e, depois de dominá-lo, você vai ter uma série de criações próprias. Você pode ir treinando, testando e, no fim, criando algo novo! 

O Firefly já está disponível em versão beta para corporações na Adobe Creative Cloud e no Adobe Express e você pode adquirir a sua licença aqui na MCR!  

Renovando ou comprando com a MCR, você tem acesso à: 

  • Uma empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado que é um revendedor platinum da Adobe.  
  • Um time de consultores para auxiliar na sua compra, buscando sempre a solução mais adequada às necessidades da sua empresa.  
  • Uma equipe de suporte técnico altamente qualificada para auxiliar na instalação, configuração e extração do melhor de cada software.  
  • Além de agilidade de ponta a ponta, transparência e personalização da licença para o seu dia a dia! 

Somos especializados em atendimento para Governo, Instituições de Ensino e Médias e Grandes Empresas. Estamos aqui para auxiliá-lo na compra da melhor licença para sua empresa!  

Se preferir, ligue: 0800 602 4488

Compartilhe este conteúdo:
Leia também:
Revolução Digital

A revolução digital presente em contratos e assinaturas eletrônicas

Atrasos devido a processos logísticos, impossibilidade de acompanhamento de status, contratempos int...
Adobe Max

Adobe MAX 2023 sob o ponto de vista da MCR: as mais recentes atualizações criativas da Adobe

Há duas semanas, a Adobe mais uma vez esteve à frente do seu evento Adobe Max. Considerada como a pr...
Assinatura Eletrônica Como Usar

Como usar assinaturas eletrônicas? Passo a passo para usar o Adobe Sign

Nestes últimos tempos, tornou-se um desafio para você ou para sua empresa assinar seus documentos? P...
digitalização de documentos

Como a digitalização de documentos está dando suporte à maturidade digital nas empresas?

Em busca de respostas a essa pergunta, a Adobe pediu que a Forrester realizasse uma pesquisa no Bras...
Acrobat Reader

Traga a experiência do PDF para seu dispositivo móvel com Adobe Acrobat Reader

Em dezembro, lançamos em nosso blog um post sobre o uso do Adobe Fill & Sign para facilitar sua ...
plugins premium WordPress